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Instruções e dicas para um melhor aproveitamento da plataforma

1. Responsabilidades gerais dos Instrutores da Núcleo de Ensino Multidisciplinar quanto às questões educacionais de formação dos alunos em todas as modalidades de curso.

Desenvolver as aulas a partir do modelo de apresentação e plano de aula prática (quando aplicável) definido pelo Núcleo de Ensino Multidisciplinar; 

Preparar os alunos para o mercado de trabalho, atendendo suas necessidades e expectativas desde que alinhados à formação proposta; 

Exercitar a docência com qualidade, buscando desenvolver diferentes estratégias de ensino-aprendizagem;

Identificar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, assegurando o aprendizado e a formação do futuro profissional; 

Transpor a prática profissional e a realidade de mercado para o contexto de ambiente virtual de ensino;

Ministrar aulas respeitando as diretrizes da Instituição de Ensino, e oferecer ao aluno informações teóricas focadas no desenvolvimento de atividades práticas específicas da profissão em questão, bem como quanto ao uso de equipamentos, máquinas, instrumentos e aparelhos; 

Realizar demonstrações de atividades práticas, quando for o caso; 

Assegurar o cumprimento do conteúdo e das atividades propostas no Plano de Aula; 

Estar à disposição do aluno sanando eventuais dúvidas quanto ao conteúdo, em até 24 horas;

Elaborar e revisar apostilas e outros materiais didáticos referentes aos temas ministrados no curso;

Trabalhar em conjunto com os demais Instrutores e com o Coordenador da Plataforma de Ensino, oferecendo ao aluno, sempre que possível, uma visão interdisciplinar; 

Respeitar o aluno, independentemente do seu nível de conhecimento e sistemática de aprendizado; 

Respeitar a Instituição, na qual exerce as atividades de docência, zelando por sua imagem perante alunos e sociedade; 

Respeitar Instituições Públicas e Privadas do setor, não estimulando críticas desrespeitosas a estas em ambiente virtual de ensino e no ambiente Institucional; 

Mostrar domínio do conteúdo programático ministrado adequando-o à área do conhecimento do curso em questão; 

Apresentar flexibilidade para rever conteúdos e estratégias de ensino, quando necessário; 

Estar aberto a realizar adaptações nas estratégias de ensino-aprendizagem respeitando as regras e políticas da instituição de ensino; 

Estar atento às dificuldades apresentadas pelos alunos, de ordem cognitiva e/ou comportamental, e ajudá-los a enfrentá-las em prol do alcance de resultados positivos da aprendizagem; 

Cultivar sua rede de relacionamentos (networking); 

Manter-se atualizado, participando ativamente de eventos e outras aulas da Núcleo de Ensino Multidisciplinar, bem como de outros eventos, congressos, jornadas, cursos e aulas de outras instituições e empresas; 

Contribuir para a divulgação dos cursos da Núcleo de Ensino Multidisciplinar junto a sua rede de relacionamentos; 

Elaborar o plano de aula, em parceria com o Coordenador da Plataforma de Ensino, de modo a contemplar as necessidades de mercado específicas, relacionadas à formação em questão, promovendo atualizações periódicas em conteúdos e inclusão de avanços tecnológicos, quando requerido; 

Colaborar com a formação do aluno enquanto cidadão orientando-o e aconselhando-o sobre hábitos e atitudes que possam contribuir com o desenvolvimento de sua performance profissional e pessoal.

2. Responsabilidades específicas dos Instrutores da Núcleo de Ensino Multidisciplinar quanto às questões educacionais de formação dos alunos na modalidade ensino a distância (EAD).

Evitar o uso de roupas muito claras ou com listras, pois dificulta o ajuste do foco da câmera;

Utilizar somente os modelos disponibilizados pela Núcleo de Ensino Multidisciplinar como base para os slides apresentados durante as aulas do curso;

Algumas informações importantes quanto à adequação das telas de projeção e materiais complementares para uso na modalidade à distância: 

  1. As animações devem ser divididas em telas para que possam ser compreendidas pelos alunos, já que a imagem que será visualizada é estática; 
  2. Inclusão de links nas telas dos slides para que os alunos à distância possam acessá-los nos locais onde estão acompanhando a aula;
  3. Envio, com antecedência, de todo o material que for utilizar em ambiente virtual de ensino (telas de projeção, vídeos, links de internet). Esse procedimento permite incluir os materiais na Plataforma de Ensino com antecedência, evitando atrasos na publicação do curso e dificuldades técnicas de visualização e disponibilização para os alunos; 
  4. Comunicação, com antecedência, de todo o material que irá utilizar durante a aula (embalagens, folhas, canetas, tesouras, entre outros) para que os alunos na modalidade à distância possam providenciar seus próprios materiais e participar da aula da mesma forma que os alunos na modalidade presencial; 

Nota: 

Os instrutores de cursos oferecidos na Plataforma de Ensino deverão assinar, juntamente com o cadastro de instrutores, o Termo de Autorização de Uso de Imagem, elaborado de acordo com as características dos cursos oferecidos na Plataforma de Ensino. 

3. Conhecimentos necessários ao instrutor.

Conhecimentos específicos da disciplina/aulas que irá ministrar;

Conhecimentos sobre o mercado de trabalho a que o curso se aplica;

Conhecimentos de métodos de ensino-aprendizagem; 

Titulação acadêmica e/ou experiência prática no tema que vai ministrar aula.

4. Documentação necessária ao processo de remuneração.

Para ser inserido no time de instrutores da Núcleo de Ensino Multidisciplinar, o profissional deverá preencher todas as informações solicitadas no Formulário de Cadastro de Instrutores (Anexo 1), com envio de foto de rosto e aceite dos Termos e Condições e Termo de Autorização de Uso de Imagem.

5. Política de remuneração e pagamentos de instrutores.

Para o pagamento dos instrutores pelos cursos ministrados e demais serviços prestados, é necessário a emissão de nota fiscal através de Empresas que realizem atividades condizentes com as do Núcleo de Ensino Multidisciplinar. Aqueles que não emitem notas fiscais serão remunerados por meio de RPA (Recibo de Pagamento a Autônomo).

O valor pré-estabelecido a ser pago será de 10% do valor de venda praticado na Plataforma de Ensino, pago mensalmente até o dia 10 do mês seguinte à apuração de vendas, através de depósito bancário conforme dados indicados no Formulário de Cadastro de Instrutores.

O comprovante desta apuração será enviado juntamente com o pagamento, a fim de comprovar a quantidade de cursos vendida.

6. Rotinas de docência.

a. Antes da Gravação 

Antes de gravar as aulas o instrutor deverá: 

Preparar e/ou rever o conteúdo da aula que será desenvolvido com base no Cadastro de Curso (Anexo 2), definido previamente por cada instrutor; 

Preparar os materiais didáticos tais como apresentação, exercícios de fixação, leituras complementares e bibliografia recomendada, avaliações, se necessário, e encaminhar ao Coordenador da Plataforma de Ensino com no mínimo 15 dias de antecedência à publicação do curso. 

Utilizar o Modelo Padrão de Apresentação da Núcleo de Ensino Multidisciplinar (.pptx) (Anexo 3) para elaboração do material de aula;

Desenvolver, preparar, editorar, revisar a escrita, montar a seqüência das apresentações contidas no material didático e comunicar como será desenvolvido o conteúdo em ambiente virtual de ensino ao Coordenador da Plataforma de Ensino; 

Notas Importantes:

Caso o instrutor queira enviar uma versão do material didático específica para os alunos, diferente de sua apresentação em ambiente virtual de ensino, deverá encaminhá-la à coordenação atentando-se à formatação e prazos citados, do contrário será disponibilizado, ao aluno, o mesmo material didático preparado para a apresentação em ambiente virtual de ensino, no formato PDF.

O material didático será revisado e liberado pelo Coordenador da Plataforma de Ensino, sendo que caso o mesmo verifique a necessidade de ajustes, será reencaminhado ao instrutor até sua completa correção; 

Caso o instrutor não envie o material didático dentro do prazo determinado, o material será disponibilizado aos alunos, em comum acordo com o Coordenador da Plataforma de Ensino, posteriormente à realização da aula e, neste caso, o instrutor deverá deixar claro junto aos alunos o motivo da disponibilização pós-aula; 

Não será possível incluir materiais de última hora sem o prévio conhecimento e aprovação do Coordenador da Plataforma de Ensino;

Todo o material de apoio é disponibilizado na Pasta Google Drive com Materiais de Apoio ao Instrutor (Anexo 5).

b. Durante a Gravação das Aulas

O instrutor deve cumprir com a carga horária estipulada pelo Coordenador da Plataforma de Ensino; 

O instrutor deverá aplicar as Provas Avaliativas, quando necessário.

Todas as aulas deverão ser gravadas utilizando o software PowerPoint.  Disponibilizamos o Material de Apoio Para Gravação de Aulas no PowerPoint (Anexo 4) para configurações iniciais. Dúvidas e suporte técnico deverão ser agendados com a equipe técnica da Plataforma de Ensino. 

c. Após a Gravação das Aulas

É dever do instrutor: tirar dúvidas sobre as aulas que forem enviadas à Plataforma de Ensino no prazo máximo de 24 horas.

O instrutor deverá solicitar feedback ao Coordenador da Plataforma de Ensino sobre a avaliação dos alunos;

É responsabilidade do instrutor a proposição de ajustes ao Cadastro de Curso no que tange ao conteúdo, carga horária, referências, entre outros; se necessário. 

d. Envio dos Vídeos

Ao finalizar todas as aulas, compacte todos os vídeos em um arquivo zip e utilize o site https://wetransfer.com (Anexo 6) para compartilhar o link de download, encaminhando para cursos@nucleo-em.com.br, utilizando o título padrão: “Curso: NOME DO CURSO do instrutor: NOME DO INSTRUTOR”;

Caso suas aulas necessitem de edição, envie um arquivo de texto junto aos vídeos indicando os pontos de edição;

Caso você erre, faça uma pausa silenciosa de 3 segundos para facilitar edição posterior;

e. Outras Rotinas de Docência

Primar pelo cumprimento das normas institucionais da Núcleo de Ensino Multidisciplinar; 

Conhecer e estar atento às expectativas, necessidades, deficiências e condutas dos alunos, Coordenadores da Plataforma de Ensino e colaboradores da Núcleo de Ensino Multidisciplinar; 

Analisar criticamente o serviço de todos aqueles que, direta ou indiretamente, estão relacionados ao Núcleo de Ensino Multidisciplinar; 

Providenciar e/ou estar em dia com os documentos necessários para as atividades de docência no Núcleo de Ensino Multidisciplinar; 

Possibilitar intercâmbio crítico, reflexivo e humanista entre a aprendizagem e o exercício da profissão no mundo do trabalho e na sociedade contemporâneos; 

Estimular nos Alunos reflexões éticas, bioéticas, sociais e profissionais; 

Ter consciência de sua importância na formação acadêmica – profissional do discente, mostrando domínios e adequação do Conteúdo Programático ministrado à área do conhecimento em questão;

Ser flexível intelectualmente e atualizado quanto à sua área de atuação, para permitir a proximidade dos alunos com os avanços científicos e tecnológicos; 

Cultivar networking; 

Colaborar para a divulgação dos Cursos da Núcleo de Ensino Multidisciplinar.

7. Informações complementares.

O instrutor é um representante da Núcleo de Ensino Multidisciplinar, dentro e fora do ambiente virtual de ensino, por esta razão, em nenhum momento poderá adotar atitudes e/ou palavras, perante alunos, outros Instrutores, Coordenadores da Plataforma de Ensino e/ou terceiros que desabonem a Instituição.

8. Anexos. 

ANEXO 1

Formulário de Cadastro de Instrutores

ANEXO 2

Cadastro de Curso

ANEXO 3

Modelo Padrão de Apresentação da Núcleo de Ensino Multidisciplinar (.pptx)

ANEXO 4

Material de Apoio Para Gravação de Aulas no PowerPoint

ANEXO 5

Pasta Google Drive com Materiais de Apoio ao Instrutor

ANEXO 6

https://wetransfer.com